ADIAMENTO CURSO BÁSICO DE MONTANHISMO E ESCALADA 2011

Post date: 06/04/2011 12:24:43

COMUNICADO

Aos sócios, amigos e interessados,

Como já é sabido de todos, em 12 de janeiro passado Teresópolis foi atingida pela maior tragédia climática do país, causando a morte de centenas de pessoas, a destruição de milhares de residências e muitos outros estragos, sendo que algumas localidades do nosso município ainda sofrem as consequências daquele temporal. Também em decorrência da catástrofe, algumas regiões utilizadas para a prática da escalada e montanhismo foram atingidas e, assim, interditadas. Por isso, optamos pelo adiamento do Curso Básico de Montanhismo e Escalada de 2011.

A decisão em não realizar o CBM só foi tomada agora porque acreditávamos na liberação dessas áreas, que não foram atingidas diretamente. Porém, em locais como Parque do Imbuí e Santa Rita, onde acontecem três de nossas aulas práticas, apesar de as vias não terem sido atingidas, aconteceram grandes deslizamentos de terra e pedras bem próximo a elas e, segundo laudo do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM), ainda há risco de novos acidentes, que podem, aí sim, atingir as vias e quem por ventura estiver em suas bases. Por isso, a Defesa Civil tem mantido fiscalizações nessas regiões orietando que não sejam frequentadas.

Outro local de extrema importância para o nosso CBM é a Pedra da Tartaruga, que também não foi destruída naquela madrugada: Seu principal acesso, porém, continua inviabilizado e por isso continua fechado o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis.

Como visto, três locais de extrema importância para a realização das aulas práticas - de aderência e rapel - ainda não podem, ou devem, ser utilizados por nós. Sabemos da grande importância da realização dos cursos básicos, responsáveis por formar novos escaladores com responsabilidade e consciência ecológica - tão importantes na prática do nosso esporte - e por isso continuamos a divulgação do CBM, acreditando que conseguiríamos realizá-lo, mesmo com um pequeno atraso.

Infelizmente, o Curso Básico de Montanhismo e Escalada do CET fica, por hora, para o segundo semestre - o que ainda dependerá de novas avaliações desses locais. Para os sócios interessados em fazer a reciclagem ou aqueles que se interessaram pelo CBM, lembramos que podem fazer parte das nossas excursões, já se "aclimatando" com a galera e com o esporte. Mais informações podem ser obtidas no nosso site, através do e-mail cet@ceteresopolitano.org ou pelo telefone 21 9442-9118.

Saudações,

Marcello Medeiros

Presidente Centro Excursionista Teresopolitano