Quem Somos

A HISTÓRIA

Fundado em 4 de agosto de 1998, o Centro Excursionista Teresopolitano (CET) nasceu da ideia de se criar uma instituição que trabalhasse em prol do crescimento do montanhismo, escalada e outros esportes de aventura na cidade. Meses antes, engatinhou o GET (Grupo Excursionista Teresopolitano). Mas CET seria um nome mais fácil, de melhor pronúncia, que acabaria ficando marcado nesse selecionado meio e hoje tão conhecido do morador local.

O primeiro presidente do clube foi Hudson Malta. Em seguida, Marcello Medeiros, Alexandre Formiga e Leandro Nobre. Também passaram pela direção do CET Marco Catão e Marcos André “Bocão” Azevedo. Atualmente, a entidade é presidida por Fabiano Basílio, que trabalha de forma afinada com uma diretoria comprometida com o principal objetivo do clube: O crescimento do esporte de forma segura, consciente e ecologicamente correta, aliado aos preceitos éticos exigidos na prática de atividades em ambiente natural, sendo portanto filiado à Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ).

Nas reuniões sociais de todas as quartas-feiras, marcadas sempre pelo clima de descontração, é realizada a troca de experiências e informações que contribuem para a continuidade da prática do esporte, além do planejamento das atividades do final de semana. Nestas excursões semanais, as amizades se fortalecem a cada cume conquistado. Há vinte anos é assim. E a ideia é que, a cada aniversário, mais pessoas estejam nas trilhas ou paredes rochosas de forma segura e consciente.

POR ONDE ANDA O CET

Escalavrado, Cabeça de Peixe, Dedo de Deus, Nariz e Verruga do Frade, Agulha do Diabo, Garrafão, Travessia Petrópolis-Teresópolis, Pico Maior, Morro dos Cabritos, Torres de Bonsucesso, Pedra de Santa Rita, Pedra da Tartaruga, Morro do Camelo, Pedra da Ermitage, Pedra do Elefante, Triunfo, Serra dos Cavalos... Uma imensa gama de formações rochosas na área urbana de Teresópolis ou unidades de conservação ambiental que cercam a cidade, como o Parque Nacional do Serra dos Órgãos e o Parque Estadual dos Três Picos.

Nos últimos anos, o montanhismo Teresopolitano também marcou presença em outros estados e até no exterior, como Chile, Peru, Bolívia e Argentina. E no Cerro Aconcágua, montanha mais alta das Américas, onde hoje descansam Mozart Catão e Alexandre Oliveira, o clube esteve representado algumas vezes. Na mais recente, o guia Antonio Carlos Borja, o “Wally”, também integrante do Centro Excursionista Brasileiro (CEB), fez questão de chegar ao cume ostentando orgulhosamente a camisa do CET. Em julho de 2010, Marcello Medeiros e Guilherme Carvalho estiveram na Bolívia e Peru, levando o nome do clube e da cidade a lugares como o Huayna Potosi e Machu Picchu.