Acesso às Montanhas Pan-americano

Post date: 28/04/2009 00:26:47

"Governos, donos de terras privadas, desenvolvimento e até mesmo a violência restrigem o acesso e ameaçam ambientes cruciais para o futuro do Montanhismo nas Américas. Por exemplo, o Brasil, maior país da América Latina e que provavelmente possui o maior número de áreas de escalada, possui mais points de escalada fechados que em todo os Estados Unidos e Canadá juntos."

Está ocorrendo um movimento para formar um programa de Acesso às Montanhas pan-americano liderado pelo Armando Menocal, um dos fundadores do Access Fund. Em agosto haverá uma conferência em Squamish, no Canadá. O Brasil será representado por Kika Bradford e Bernardo Collares.Para quem tiver interesse, o site www.accesspanamerica.com possui diversas informações sobre o programa e o primeiro encontro no Canadá.

No Brasil, o Programa Acesso às Montanhas foi criado pela Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ) e tem como objetivo garantir o acesso, conservação e o uso sustentável das montanhas e promover a educação ambiental e o respeito pelo meio ambiente entre os usuários das áreas de montanha no Estado do Rio de Janeiro.

Conheça, participe, ajude e denuncie áreas com problemas de acesso.